Conheça 7 benefícios do tomate, um dos frutos mais versáteis do mundo

Mesmo que muitas vezes seja chamado de legume, o tomate é cientificamente um fruto, proveniente do desenvolvimento do ovário da flor do tomateiro. Presente no prato de milhares pessoas do mundo todo, é não só uma das opções mais versáteis na culinária, mas também extremamente nutritivo, como explica a nutricionista Adriana Stravo.

A especialista ressalta, entre as principais propriedades da hortaliça vitaminas A e C e do complexo B, além de minerais como o potássio, o fósforo e o magnésio.

Veja alguns dos principais benefícios do tomate segundo a nutricionista Adriana Stravo.

Proteção solar:

O tomate possui licopeno, um antioxidante que ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelo sol, tornando-a menos sensível à luz ultravioleta, uma das principais causas de linhas finas e rugas no rosto.

Pele sempre saudável:

O consumo regular de tomates ajuda a minimizar poros dilatados, curar a acne e erupções cutâneas ou tratar pequenas queimaduras.

Melhora a visão:

Segundo a nutricionista Adriana Stavro, a alta quantidade de vitaminas A e C beneficia a visão. Além disto, o tomate também pode ser eficiente na redução do surgimento de cataratas.

Saúde dos ossos:

Dois dos nutrientes presentes no tomate também pode ajudar no fortalecimento e no reparo dos ossos: a vitamina K e o cálcio. Além disto, o licopeno, que também está no fruto, é antioxidante, e ajuda a melhorar a massa óssea.

Ajuda a reduzir níveis de açúcar no sangue:

O tomate é fonte do mineral cromo, que pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

Reduz a pressão arterial:

O licopeno, A vitamina C e outros antioxidantes presentes no fruto são conhecidos por ajudar a melhorar a saúde cardiovascular. Por ser também rico em potássio, o tomate ajuda a reduzir a pressão arterial.

Diminui as dores crônicas:

Devido à presença de agentes anti-inflamatórios, como bioflavonoides e carotenoides, os tomates podem atuar na redução das dores crônicas. O consumo do fruto auxilia no controle da inflamação.

Adriana Stavro é nutricionista, mestre em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

(Foto: Divulgação)

Você também pode gostar More From Author

Publicar comentário

9 + 2 =