Pandan: Experiência gastronômica sem glúten, com sabor e afetividade

Depois de passar 12 anos em Varese, na Itália, Daniella Kobayashi teve o diagnóstico de alergia ao trigo. Retornando ao Brasil, percebeu a carência de restaurantes aptos para celíacos e alérgicos, com base na sua própria experiência. Foi então que, em 2017, a ideia de aliar boa gastronomia a um ambiente agradável se tornou realidade. Desde então, o restaurante da ex-hoteleira serve pratos seguros para o público em questão, 100% livres de contaminação cruzada por glúten e, tudo isso, sem deixar o sabor de lado.

O charmoso espaço que leva o nome de “Pandan” está localizado em Pinheiros, e chama a atenção não somente dos moradores da cidade com desordens relacionadas ao glúten, mas também de turistas.

‘Percebo que, quem não pode consumir glúten, sente falta principalmente de apreciar refeições caseiras, simples e com gostinho de memória afetiva fora de casa, que tragam lembranças de antes do diagnóstico. Decidimos, então, investir em pratos do dia a dia, como parmegiana e milanesa’’, ressalta Daniella.

Simplicidade com um toque de sofisticação

Os pratos são pensados com muito carinho e estudo, tanto para o preparo de comidas mais leves, quanto para as tradicionais receitas caseiras.

Entre as massas recheadas estão o ravioli de queijo brie com nozes, o de gorgonzola com pera, e o vegano de alho-poró com tomate seco. Quem opta pelo menu “Monte o seu prato”, por outro lado, pode escolher entre uma das nove proteínas disponíveis – carne, um peixe, frango ou vegana -, além dos inúmeros acompanhamentos no cardápio.

Para os dias mais quentes, o local conta ainda com os pokes, prato típico havaiano em uma tigela, que leva cubos de alimentos, como vegetais e peixe cru. Seja um bowl de salmão fresco, assado com crosta de gergelim ou, até mesmo, vegano, acompanha clássicos como o sunomono e, por fim, um molho oriental especial da casa.

Aos sábados, o visitante confere um menu exclusivo, que muda a cada semana. Pratos novos são anunciados sempre às quartas-feiras. No último do mês, o que faz sucesso durante a noite é a “Hamburgada”. Seja para levar ou comer no salão, o menu estará repleto de lanches apetitosos e elegantes, recheados com hambúrguer de picanha ou cogumelo (na versão vegetariana), e acompanhamentos caprichados, como cebola roxa, picles, maionese verde e para complementar, batata chips crocante.

Novidade: Brunch de domingo

A última novidade do restaurante é o brunch, realizado sempre no segundo domingo do mês. Vale a pena conferir o extenso cardápio exclusivo para o ‘pequeno-almoço’, que traz opções de pancakes – as famosas panquecas no estilo americano -, brioches especiais, torradas, entre outros.

Fotos: Divulgação | Pandan

Pandemia e os congelados

Com o tempo, Daniella Kobayashi percebeu outra necessidade entre a comunidade celíaca: a de preparar refeições em casa com mais praticidade, principalmente na hora da pressa. Durante a pandemia, uma linha de congelados foi desenvolvida.

‘’Muitos clientes celíacos viraram experts na cozinha. Para encontrar alternativas de adaptação, cozinhar já é uma condição dessas pessoas. Porém, sempre tem aquele período em que você não está com vontade de colocar a mão na massa, então busca comidinhas seguras fora de casa’’, aponta Daniella.

Entre as tortas, sabores como cogumelo, palmito e frango estão disponíveis. Além disto, quiches de alho-poró e cenoura, coxinhas e pães de forma são feitos sob encomenda.

Salão e delivery + take away e entregas programadas

O salão já voltou a funcionar, com todas as medidas de segurança e protocolos contra a Covid-19. Confira os horários de funcionamento e acompanhe as novidades no Instagram clicando aqui.

O restaurante está nos aplicativos iFood e Apptite e conta, ainda, com take away e entregas programadas.

Saiba mais no site oficial da Pandan.

Você também pode gostar More From Author

Publicar comentário

2 × cinco =