Conheça Amstel Ultra, a nova cerveja ‘levinha’ e sem glúten do grupo Heineken
No final de 2021, a marca Amstel apostou todas as fichas no lançamento de sua cerveja low-carb e sem glúten para o país. Além de contar com baixo teor de carboidratos e 47% menos calorias do que as principais cervejas puro malte do mercado, Amstel Ultra é a primeira versão com menos de 20 ppm (partes por milhão) de glúten do grupo Heineken no Brasil.
Diferente da receita original, a versão Ultra conta com uma densidade menor no sabor, garantindo o equilíbrio entre as características de amargor e refrescância. A proposta foi trazer uma cerveja de paladar e aroma leves. O teor alcoólico também é menor.
A bebida, que já existia em outros cinco países até então, tem 72 calorias e é vendida atualmente nas versões long neck (255 ml) e lata (269 ml).
Low-carb, sem glúten e de baixas calorias
O apelo publicitário da nova cerveja é, prioritariamente, o baixo teor de calorias, visando incentivar os consumidores a não ficarem preocupados o tempo todo com sua dieta. O slogan “Não conte calorias, conte momentos” pretende chamar a atenção para o assunto, ressaltando que existem alternativas para quem deseja guardar apenas bons momentos, sem abrir mão da qualidade e do sabor de uma cerveja.
Amstel Ultra também atende o público com restrições alimentares relacionadas ao consumo de glúten (como a doença celíaca e a sensibilidade ao glúten não celíaca), garantindo que o processo seja seguro também para essas pessoas.
Sem contaminação cruzada por glúten
Na fabricação da cerveja, a proteína do glúten presente naturalmente na composição é quebrada por uma enzima específica, como explica Anna Luisa Dafico, gerente de marketing da Amstel. “No processo de produção, implementamos procedimentos para evitar qualquer contato com outras cervejas. Além disso, os lotes produzidos são testados para a garantia de um teor de glúten menor que 20 ppm. Todos passam pela análise de glúten, que garante a quantidade máxima permitida.”
Qual é o valor e onde encontrar?
O preço de Amstel Ultra foi uma das características que mais chamou a atenção do consumidor de cervejas sem glúten: ela é uma das mais acessíveis do mercado, custando aproximadamente R$3,99 a long neck de 275ml, e R$3,49 a lata de 269ml. É possível encontrá-la em supermercados das regiões Sul e Sudeste do país e em lojas virtuais.
Para a gerente de marketing da Amstel, a distribuição em larga escala tem o objetivo de ampliar o acesso às cervejas sem glúten. “Estamos sempre de olho nas tendências de consumo e no perfil do brasileiro. Nosso objetivo é atender uma parcela de consumidores e um segmento que está em crescimento. Vemos neste produto uma grande oportunidade e pretendemos desenvolver a categoria Ultra, como fizemos com a categoria de cervejas puro malte mainstream, com a chegada de Amstel, há 6 anos”, explica a executiva.
Por ser inspirada em Amsterdã, capital da Holanda, a marca reforça questões de diversidade em seu posicionamento, o que explica o interesse do grupo Heineken lançar uma versão inclusiva por meio da Amstel.
O que diz a comunidade celíaca sobre as cervejas sem glúten?
Em entrevista ao Prato Livre, Ester Benatti, secretária da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), explicou que as cervejas sem glúten brasileiras estão dentro das normas estabelecidas em 2019 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A comunidade celíaca do país considera, entretanto, que as cervejas feitas de cevada ou trigo, com processo enzimático para quebra dessas proteínas, deveriam estar em uma categoria de ‘glúten reduzido’. “É importante lembrar que elas podem provocar reação em pessoas com a doença celíaca ativa ou, ainda, em quem ingerir uma quantidade maior que um litro ao dia”, afirma a representante da Federação.
A recomendação da associação é cada celíaco converse com o profissional que o acompanha sobre o consumo desse tipo de bebida.
(Fotos: Divulgação / Amstel)
No final de 2021, a marca Amstel apostou todas as fichas no lançamento de sua cerveja low-carb e sem glúten para o país. Além de contar com baixo teor de carboidratos e 47% menos calorias do que as principais cervejas puro malte do mercado, Amstel Ultra é a primeira versão com menos de 20 ppm (partes por milhão) de glúten do grupo Heineken no Brasil.
Diferente da receita original, a versão Ultra conta com uma densidade menor no sabor, garantindo o equilíbrio entre as características de amargor e refrescância. A proposta foi trazer uma cerveja de paladar e aroma leves. O teor alcoólico também é menor.
A bebida, que já existia em outros cinco países até então, tem 72 calorias e é vendida atualmente nas versões long neck (255 ml) e lata (269 ml).
Low-carb, sem glúten e de baixas calorias
O apelo publicitário da nova cerveja é, prioritariamente, o baixo teor de calorias, visando incentivar os consumidores a não ficarem preocupados o tempo todo com sua dieta. O slogan “Não conte calorias, conte momentos” pretende chamar a atenção para o assunto, ressaltando que existem alternativas para quem deseja guardar apenas bons momentos, sem abrir mão da qualidade e do sabor de uma cerveja.
Amstel Ultra também atende o público com restrições alimentares relacionadas ao consumo de glúten (como a doença celíaca e a sensibilidade ao glúten não celíaca), garantindo que o processo seja seguro também para essas pessoas.
Sem contaminação cruzada por glúten
Na fabricação da cerveja, a proteína do glúten presente naturalmente na composição é quebrada por uma enzima específica, como explica Anna Luisa Dafico, gerente de marketing da Amstel. “No processo de produção, implementamos procedimentos para evitar qualquer contato com outras cervejas. Além disso, os lotes produzidos são testados para a garantia de um teor de glúten menor que 20 ppm. Todos passam pela análise de glúten, que garante a quantidade máxima permitida.”
Qual é o valor e onde encontrar?
O preço de Amstel Ultra foi uma das características que mais chamou a atenção do consumidor de cervejas sem glúten: ela é uma das mais acessíveis do mercado, custando aproximadamente R$3,99 a long neck de 275ml, e R$3,49 a lata de 269ml. É possível encontrá-la em supermercados das regiões Sul e Sudeste do país e em lojas virtuais.
Para a gerente de marketing da Amstel, a distribuição em larga escala tem o objetivo de ampliar o acesso às cervejas sem glúten. “Estamos sempre de olho nas tendências de consumo e no perfil do brasileiro. Nosso objetivo é atender uma parcela de consumidores e um segmento que está em crescimento. Vemos neste produto uma grande oportunidade e pretendemos desenvolver a categoria Ultra, como fizemos com a categoria de cervejas puro malte mainstream, com a chegada de Amstel, há 6 anos”, explica a executiva.
Por ser inspirada em Amsterdã, capital da Holanda, a marca reforça questões de diversidade em seu posicionamento, o que explica o interesse do grupo Heineken lançar uma versão inclusiva por meio da Amstel.
O que diz a comunidade celíaca sobre as cervejas sem glúten?
Em entrevista ao Prato Livre, Ester Benatti, secretária da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), explicou que as cervejas sem glúten brasileiras estão dentro das normas estabelecidas em 2019 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A comunidade celíaca do país considera, entretanto, que as cervejas feitas de cevada ou trigo, com processo enzimático para quebra dessas proteínas, deveriam estar em uma categoria de ‘glúten reduzido’. “É importante lembrar que elas podem provocar reação em pessoas com a doença celíaca ativa ou, ainda, em quem ingerir uma quantidade maior que um litro ao dia”, afirma a representante da Federação.
A recomendação da associação é cada celíaco converse com o profissional que o acompanha sobre o consumo desse tipo de bebida.
(Fotos: Divulgação / Amstel)